O Cobalt foi um sedan compacto introduzido pela Chevrolet em 2011 no Brasil e em países emergentes, para substituição do Chevrotel Astra sedan. Ele figurava acima dos modelos sedã Prisma e Sonic, e abaixo do Cruze, na linha de carros da marca no Brasil, quando de seu lançamento.
Compartilha com o Onix, Prisma e Spin a plataforma mundial GAMMA II. Não tem relação com o Cobalt produzido nos Estados Unidos.
Em 2011, a General Motors do Brasil anunciou o Cobalt brasileiro, equipado com motor 1.4 EconoFlex. Embora esteticamente semelhante, o novo Cobalt não estava diretamente relacionado ao Chevrolet Agile, dado que o primeiro compartilha as bases do Chevrolet Sonic/Aveo,[2] enquanto o Agile compartilha a plataforma do Corsa B de 1993.
Em 2012 a Chevrolet lançou as novas motorizações 1.8, com a opção da transmissão automática de seis velocidades nos modelos 2013, nas versões LT e LTZ.
Foi reestilizado em Julho de 2016, ainda como modelo 2016, existindo portanto dois modelos do Cobalt neste ano. Nos primeiros meses do ano as vendas foram , em média, de 1200 unidades ao mês. Com a reestilização, um facelifting na verdade, as vendas retornaram ao patamar médio de 2300 unidades por mês.
No modelo 2017 recebeu reprogramação da transmissão automática e da injeção/ignição, além de redução de 35 kg no peso, além de passar a utilizar pneus de baixa resistência ao rolamento, eliminando a origem das principais críticas ao carro: o consumo elevado. Efetivamente, a partir do modelo 2017 o Cobalt passou a ser um dos modelos mais econômicos de sua categoria.
O modelo saiu de linha entre setembro e outubro de 2019, sendo sua faixa de mercado parcialmente ocupada pelo novo Chevrolet Onix Plus.